É seguro fazer compras e investimentos pelo celular?
Descrição
Há uma característica curiosa de algumas pessoas, especialmente da geração Millenial (nascidos entre 1981 e 1996, aproximadamente), que é quase consenso entre os membros: a sensação de que atividades mais sérias na internet devem ser feitas pelo computador, e não pelo celular.
Isso, porém, é apenas um mito, ou às vezes um costume adquirido, mas que não precisa ser uma regra rígida. Vale lembrar que, segundo levantamento do IBGE, quase 92% dos domicílios brasileiros usavam o celular para acessar a internet em 2023.
Assim, é preciso naturalizar o ato de trabalhar, pesquisar, se divertir e fazer compras usando o dispositivo móvel. O avanço hoje é tamanho que é possível até mesmo comprar Bitcoins e outras criptomoedas. Pesquisas sobre Bitcoin hoje dólar são comuns, e transações também.
Claro que é preciso tomar alguns cuidados, mas compra e venda online e a realização de investimentos via mobile é hoje uma realidade, e uma ao alcance de todos.
Investindo pela internet via mobile
É possível que quando você ouça o termo “investir”, o primeiro pensamento seja nas bolsas de valores, pregões e afins. As coisas estão bem diferentes hoje, porém existem sites, aplicativos e plataformas de todos os tipos através dos quais é possível investir, e de várias maneiras diferentes.
No exemplo do Bitcoin, citado anteriormente, hoje é possível usar uma série de serviços especializados para entrar no mundo das criptomoedas. A Binance, por exemplo, é uma plataforma especializada em transações envolvendo cripto, e uma que oferece um aplicativo móvel, isto é, uma versão 100% dedicada ao usuário mobile, seja usuário de Android ou de iOS.
O exemplo da Binance, aliás, também serve para ilustrar um aspecto que preocupa muita gente, e deve ser esclarecido: a questão da segurança das transações.
Essa plataforma, em especial, é comprovadamente segura, e serve justamente para mediar transações e evitar os riscos do Peer-to-Peer (P2P), uma outra forma de fazer investimentos em criptomoeda pela internet.
Naturalmente que isso se aplica a diversos outros segmentos, e não apenas às compras de Bitcoin e outras criptomoedas. É possível investir em numerosos produtos e ativos através do seu celular, e inclusive muitos bancos hoje também trabalham com apps voltados diretamente para investimento via mobile.
Compras do dia a dia pela internet
Investimentos e transações monetárias como essas feitas pela Binance são apenas a ponta do iceberg do uso do celular para compras pela internet. O mais comum e que compõe o grosso do assunto, claro, é o e-commerce geral.
Por e-commerce entenda qualquer tipo de compra online usando as plataformas já conhecidas pelo público. A melhor forma de exemplificar como hoje é comum fazer esse tipo de transação pelo celular é a presença constante de aplicativos de várias das marcas mais conhecidas.
É possível dizer, inclusive, que muitas empresas do ramo do e-commerce têm incentivado as transações via mobile, tanto que cupons de uso exclusivo no aplicativo e ferramentas de cashback tem se tornado cada vez mais comuns.
Novamente, vale sempre falar sobre cautela e prevenção de segurança quando estiver mexendo nesse tipo de coisa. É o que veremos no tópico seguinte, para esclarecer os pontos acima de quaisquer dúvidas.
Preservando sua segurança
Independentemente de quais forem seus usos do celular, adotar estratégias de segurança e precaução contra usuários mal-intencionados e malwares nunca é demais. Se você estiver mexendo com valores, como Bitcoins, então, a preocupação deve ser redobrada.
Lembre-se que usar plataformas como a Binance é, por si só, uma tática de segurança, porque transações feitas sem intermediários são consideravelmente mais arriscadas.
Fora isso, é importante manter boas práticas de segurança em toda sua navegação. Não clicar em links suspeitos, tomar cuidado com mensagens de e-mail suspeitas (podem ser tentativas de phishing) e, sempre que possível, manter um antivírus mobile ativo no seu aparelho.
Um outro golpe que está se tornando comum é aquele no qual criminosos falsificam websites inteiros, especialmente quando estão oferecendo produtos ou serviços muito disputados – shows, por exemplo. Sempre verifique a URL e confira para ter certeza de que ela é a verdadeira.
Tomando os devidos cuidados, a conclusão é muito simples: fazer compras usando aparelhos móveis, seja de criptomoedas avançadas, seja de produtos de mercado do dia a dia, já são parte da realidade.