Dicas de Design para Sites Mobile: Melhorando a Experiência em Android
Descrição
Uma das coisas que mais enraivece qualquer usuário da internet quando deseja entrar em um determinado site através de seu aparelho celular é a demora em carregar a página. Outro problema é se deparar com um site onde o layout não é nada claro, sendo extremamente complicado navegar pelas páginas.
Essa é uma situação bastante comum, onde os responsáveis pelo desenvolvimento do site se esquecem de criar um design que seja prático e que possa se adaptar a qualquer tamanho de tela, seja de um aparelho celular ou tablet. Isso é o que chamamos de um site responsivo que permite ao usuário desfrutar de uma experiência mobile agradável ao acessar um site pelo seu dispositivo Android, o sistema operacional mais usado no mundo.
Hoje uma enorme parcela de todo o tráfego da internet tem origem em aparelhos celulares – os números podem variar na porcentagem, mas nunca no predomínio -, e por esse motivo é de suma importância otimizar o site para mobile para que seja possível atingir um outro nível de visualizações.
Ao utilizar um design responsivo em seu site ele passará a ter um funcionamento perfeito, além de um visual atrativo para o internauta sem nem mesmo levar em conta o tipo de aparelho utilizado por ele.
Com um site responsivo a leitura se torna fácil de compreender, sem exageros nas cores que muitas vezes incomodam, um menu claro para que o internauta possa localizar as áreas de seu interesse e, obviamente, seja o mais simples possível de se navegar.
Ao criar o site, os objetivos que devemos atingir na criação de uma versão mobile são:
Otimização
O usuário necessita encontrar o que pretende em um site de maneira prática e rápida. A navegação em um site deve ser fluida para que o internauta possa realizar o que deseja, desse modo os ícones, a velocidade e outras funcionalidades deverão ser claras e racionais.
Diminuição da Rejeição
Muitos sites não oferecem aos usuários qualquer tipo de interação ou mensagem clara e isso acaba por ser um fator de rejeição. O internauta acaba por simplesmente desistir e abandonar a página, algo que tem enorme impacto no SEO. Isso ocorre constantemente em sites não responsivos.
Praticidade e simplicidade usando tecnologias modernas
O site tem um objetivo muito claro, que é permitir que o usuário encontre o que precisa. Sendo assim evite processos desnecessários, sites que demoram para carregar, formulários longos e até mesmo pop-up desagradáveis de se fechar, tornando a experiência do usuário algo leve e objetivo.
Esses problemas citados, que até eram comuns há poucos anos, podem ser superados rapidamente. Para isso existem empresas focadas na criação de sites como a Hostinger, que é especializada tanto na criação, quanto na hospedagem de sites para versões para computador e celular. Através da plataforma é possível que o usuário crie design de sites com IA inclusive, usando o melhor dessa tecnologia.
A estrutura de um site deve ser clean sem exagerar nos elementos. A fonte deve ser de fácil leitura e os ícones fáceis de se compreender.
Não exagere nas cores e procure manter o layout de seu site o mais claro e prático possível para o usuário.
Trabalhe o SEO
O Google tem a capacidade de identificar alguns pontos sobre a experiência do internauta em determinado site como o tempo de permanência na página, interações, cliques e taxa de rejeição, dentre muitos outros indicadores.
Caso esses indicadores sejam positivos o Google tende a melhorar a posição do site em suas páginas.
Cuide da Aparência do Site
O usuário gosta de sites que tenham conteúdo, mas também dão muita importância a aparência de um website. Para isso não utilize cores muito fortes de fundo, os ícones devem estar bem posicionados e as fontes deverão ser bem legíveis.
Evite o Flash e muito material
Para que se tenha um website amigável evite o uso do Flash e tecnologias que deixem o site pesado, já que ele torna o carregamento da página mais lento, algo que impacta na experiência do usuário e também no SEO.
Velocidade do Site
Um website deve ser rápido e isso irá depender da qualidade do servidor e da hospedagem utilizado. Dê sempre preferência a um bom servidor de hospedagem que seja confiável e rápido.
Escolha a melhor plataforma de criação
Todo esse trabalho de criação de um site responsivo poderá ser feito usando plataformas de criação, como, por exemplo, a Hostinger, que usa a IA para potencializar seu criador de sites, Gerador de imagens, Gerador de blogs, Ferramentas de SEO e Mapas de calor.
São 150 modelos de sites responsivos desenvolvidos por profissionais, direcionados a blogs, lojas online, empresas e outras. Com o criador de sites não é preciso ser um programador, graças ao uso da IA todo o trabalho é desenvolvido por ela sem exigir do usuário qualquer experiência. Os modelos disponíveis são personalizáveis desde os textos às fontes e cores de fundo.
Ainda poderá contar com o criador de logos para ter seu exclusivo logotipo, com o gerador de conteúdo para desenvolver um conteúdo otimizado para SEO.
Graças às ferramentas do criador de sites da Hostinger direcionadas ao eCommerce é possível criar uma loja online, negociar os seus produtos ou serviços e tudo de maneira objetiva e rápida. Contando ainda com os recursos de gerenciamento de clientes, vendas, opções de pagamento e envios.
Potencialize seu site mobile
Com uma grande parcela do tráfego vindo de dispositivos móveis, é inimaginável criar um site nos dias de hoje que não seja completamente otimizado para os dispositivos mobile. Adaptar-se às telas menores é uma questão de sobrevivência dos mais aptos.
Por isso, ao usar uma ferramenta de criação de sites, sempre observe como o design, o conteúdo usado e as fontes se adaptam não só na forma horizontal, de um monitor, mas também na forma mais vertical para celulares e tablets. E siga as dicas que citamos acima, indo tópico a tópico para não perder nada.